terça-feira, 19 de março de 2013

DISCURSO DE POSSE NO I.H.G/RN


        

         Ilustríssimo escritor Jurandyr Navarro da Costa, muito digno Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, em nome de quem saúdo as autoridades componentes da mesa. Amigos, confrades, familiares e convidados, minhas senhoras, meus senhores:

         Permitam-me tomar alguns minutos dos seus preciosos tempos para contar um pouco da história desta NOVA DIRETORIA que hora assume o comando da instituição mais antiga de nosso Estado, que um dia foi intitulada por Luiz da Câmara Cascudo como “A Casa da Memória”.
         Não poderia haver ocasião mais significativa para a assunção da novel Diretoria, uma vez que o IHGRN, no próximo dia 29, completará 111 anos de uma profícua existência, em prol da cultura do nosso Estado.
         Com o passamento do Dr. Enélio de Lima Petrovich, no dia 6 de janeiro de 2011, que presidiu a instituição por exatos 48 anos, 4 meses e 12 dias, assumiu o encargo, o então vice-presidente, escritor e memorialista - acadêmico  Jurandyr Navarro da Costa - adiantando que cumpriria o seu mandato até o último dia, mas, em hipótese nenhuma, aceitaria ser candidato a reeleição.
         Durante o curto período de sua gestão, deu posse a 48 novos sócios, sendo um deles, pós-morte e pugnou pela urgente reforma do Estatuto que datava de 1927.
Após os trabalhos de uma comissão por ele designada, composta dos sócios Carlos Roberto de Miranda Gomes, João Felipe da Trindade e Ormuz Barbalho Simonetti e de discussões preliminares levadas a efeito com membros da Diretoria, convocou uma Assembleia Geral Extraordinária, que no dia 02 de maio de 2012, aprovou o novo estatuto, por unanimidade, e em seguida promoveu o respectivo registro no cartório competente.   
                          Diretoria e Conselho Fiscal
Aproximando-se o término do ano e, por via de consequencia, o limite para a eleição dos membros da nova diretoria para o triênio 2013/2015, tomamos a iniciativa de compor uma chapa para concorrer com outras já anunciadas, as quais posteriormente desistiram.
Peregrinamos para encontrar um nome de consenso, o que só foi possível quando surgiu a lembrança da pessoa do escritor VALÉRIO MESQUITA, possuidor de todas as condições para uma gestão eficiente e progressista que, embora resistente ao encargo, fez prevalecer mais alto o seu espírito público, de cidadão preocupado com o destino desta importante instituição cultural de nosso Estado.
         Assim, foi composta a chapa que se tornou única, e que foi eleita por aclamação no dia 06 de novembro de 2012, com registro efetivado em cartório para os fins e efeitos legais.
         Como bem disse o presidente Valério Mesquita na primeira reunião logo após a eleição: “os cargos nessa diretoria são pura formalidade estatutária. os compromissos e responsabilidades são iguais para todos e tudo será decidido por colegiado”.   
                          Ormuz - Discurso de posse e juramento
E hoje estamos aqui assumindo mais essa honrosa missão, não como um sacrifício, mas com orgulho e vontade férrea de transformar o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, em um dos mais bem aparelhados e organizados Institutos Históricos de todo o Brasil. E que Deus nos de força suficiente para cumprir com denodo essa responsabilidade. Que venham os desafios. Quem viver verá!

JURAMENTO:

 “prometo exercer COM DESVELO E DIGNIDADE as funções do cargo para o qual fui eleito, cumprindo todas as determinações estatutárias e legais e pugnando pela preservação da grandeza histórica da Casa da Memória”.

Obrigado a todos.


DIRETORIA

1.     Presidente: VALÉRIO ALFREDO MESQUITA
2.     Vice-Presidente: ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
3.     Secretário-Geral: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
4.     Secretário-Adjunto: ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS
5.     Diretor Financeiro: GEORGE ANTÔNIO DE OLIVEIRA VERAS
6.     Diretor Financeiro Adjunto: ANTÔNIO EDUARDO GOSSON
7.     Orador: JOSÉ ADALBERTO TARGINO ARAÚJO
8.     Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: EDGAR RAMALHO DANTAS.

CONSELHO FISCAL


1.     EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, Membro titular
2.     PAULO PEREIRA DOS SANTOS, Membro titular
3.     TOMISLAV RODRIGUES FEMENICK, Membro titular
4.     LÚCIA HELENA PEREIRA, Membro suplente.