segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ORMUZ CANTA SUA PRAIA, TAMBÉM VOU CANTAR A MINHA



                 
GUARAPARI-ES, CIDADE SAÚDE ONDE É VERÃO O ANO INTEIRO
                                                      Por Terezinha Figueiredo Simonetti 


          Até alguns anos atrás Guarapari não passava de uma simples aldeia de pescadores. Eu garota (tal qual meu primo Ormuz na sua Praia da Pipa), adorava passar minhas férias por la,  na casa de uma tia. Minha tia era pessoa importante na cidade, depois do Prefeito, do Delegado e do Padre, pois era a Diretora do Grupo Escolar.
         
          Era uma delicia comer camarão fresquinho e aquela saborosa  moqueca que só o capixaba sabe preparar. (Sim, porque moqueca, só capixaba, o resto é peixada).
         
          Era uma cidade simples, mas com lindas praias nativas, tais como a Praia das Virtudes, onde as freiras iam tomar banho de mar como também a Praia dos Padres, a Praia da Fonte ,onde “naquele tempo” víamos as tartarugas bem de pertinho nadando, Praia da Cerca, (hoje a famosa Aldeia dos magnatas) e tantas outras, sendo a mais importante de todas, a Praia da Areia Preta.
         
          Importante, pois sua areia é radioativa, que constitui um extraordinário elemento de tratamento, uma vez que a radioatividade atua no solo e na atmosfera, tanto dentro quanto fora das casas e dos hotéis, tanto nas praias quanto fora delas.
         
          "As areias monazíticas de Guarapari foram descobertas em 1.898 e, em 1.906, a 'SOCIÉTE MINIÉRE ET INDUSTRIELLE FRANCO-BRASILIENSE'   instalou em Guarapari a usina 'MIBRA - Monazita Ilmenita do Brasil' para fazer o beneficiamento destas areias, exportando o produto a ser tratado na França. Segundo Silva Melo em 1937, a MIBRA funcionava dia e noite, tendo três turnos de operários, que recebiam salários miseráveis, desconhecendo a utilização e para onde eram levadas as areias de Guarapari.
         
          A MIBRA explorou as areias de Guarapari até meados de 1960, quando o governo elevou o valor da taxa de extração das mesmas. Os proprietários simplesmente abandonaram tudo, queimaram a documentação, já haviam ganho tudo que queriam ".
          Guarapari é chamada Cidade Saúde, pois  como contam os antigos, o seriado BEM AMADO ( da Tv Globo) foi baseado numa  historia de Guarapari, dizendo  que o Prefeito para inaugurar o cemitério e ninguém morria na cidade,  teve que mandar buscar um defunto na cidade próxima Benevente , chamada hoje de Anchieta. ( Foi nessa cidade que viveu por alguns anos e faleceu o Padre Anchieta, muito embora seus restos mortais tenham sido levados para São Paulo.)

          A fama das areias de Guarapari cresceu, e assim sendo, a cidade também cresceu, tornando-se hoje um “balneário” como tantos outros, cheio de prédios, asfalto e modernidade.
          Sumiram as tartarugas e o jeitinho bucólico do meu tempo de criança que eu tanto gostava.