terça-feira, 18 de setembro de 2012

TERCEIRO ANO DO INSTITUTO DE GENEALOGIA




É com satisfação que registramos na data de hoje, o TERCEIRO ANIVERSÁRIO de fundação do INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA, nascida da ideia de vários genealogistas e concretizada pelo esforço de ORMUZ BARBALHO SIMONETTI.
Justifica ele, em um dos seus dos seus artigos, que ao longo dos anos "foi constatado o grande o interesse da população pela pesquisa genealógica. A genealogia ou Ciência da História da Família é uma ciência de grande valor para o estudo da História. Registra, sob forma de texto ou árvore genealógica, a história de nossos ancestrais, com nomes, datas, e lugares por onde eles passaram, mantendo-os vivos na memória de seus descendentes, ou de quem interessar possa. O historiador vê a massa como um verde ondear de selva; já o genealogista exuma-lhe a raiz em busca do seu mistério.
            O filósofo italiano Norberto Bobbio refere-se à genealogia com a seguinte citação: “Se o mundo do futuro se abre para a imaginação, mas não nos pertence mais, o mundo do passado é aquele no qual, recorrendo a nossas lembranças, podemos buscar refúgio dentro de nós mesmo. Cada um olha o passado à sua maneira. Uns com nostalgia, outros, com a certeza de que nele se encontra fonte de conhecimento e de meio de passagem de testemunho, da herança cultural de um povo e, na generalidade, de toda a Humanidade”.
Então na noite do dia 17 de setembro de 2009, na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em Assembléia aberta pelo seu presidente - acadêmico Diógenes da Cunha Lima, que em seguida nos passou o comando dos trabalhos, foi criado o Instituto Norte-Riograndense de Genealogia. Naquela ocasião estavam presentes 40 personalidades do meio literário e cultural do nosso Estado, que em apoio à nossa causa passaram a fazer parte como sócios fundadores da novel instituição.
            O Instituto tem por finalidade, segundo o nosso Estatuto, promover e estimular estudos sobre genealogia, especialmente, a norte-rio-grandense, e sua interação com a história do país, estudos esses que poderão estender-se a disciplinas afins, tais como, história, heráldica, paleografia, informática e arquivística, aplicadas à genealogia.
            Logo em seguida, participamos do Primeiro Encontro Norte-rio-grandense de Genealogia na cidade de Caicó-RN, promovido pelo prefeito Rivaldo Costa, um apaixonado pela genealogia, e também sócio fundador de nossa Instituição.
            Esses eventos se sucederam nos anos seguintes de 2010 e 2011, com grande participação de vários genealogistas do nosso Estado, inclusive alguns procedentes de outros estados da federação como Paraíba, Pernambuco e Ceará. A população também teve participação bastante expressiva e com notório interesse aos temas abordados, principalmente nas mesas de debates, onde eram frequentes os apartes da plateia." 
                  É relevante registrar que conseguimos editar a nossa PRIMEIRA REVISTA, cuja distribuição se pretendia fazer nas comemorações do 3º aniversário, no próximo dia 21, no salão do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, grande parceiro e que nos permitiu utilizar uma sala do seu anexo. Contudo, enfermidade ocorrida com nosso sócio fundador JOSÉ HÉLIO DE MEDEIROS, colaborador dos mais assíduos, resolvemos adiar o evento para melhor oportunidade, rogando a DEUS que lhe conceda a graça de uma breve recuperação. 
                PARABÉNS COMPANHEIROS. Lembrem-se das nossas reuniões informais das quartas-feiras, a partir das 16 horas.
 (Carlos Roberto de Miranda Gomes)