sábado, 15 de setembro de 2012

O INSTITUTO HISTÓRIO E GEOGRÁFICO DO RN TEM NOVO ESTATUTO





A mais vetusta entidade privada do Rio Grande do Norte, o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE, como associação civil sem fins econômicos, foi fundado em 29 de março de 1902, cujo Estatuto original data de 26 de abril de 1927, apontado no livro de Protocolo nº 1, sob o nº 620, pág. 51, e registrado, por extrato, no livro nº 3, das Sociedades Civis, sob o nº 34, às fls. 23 e 24 e feitas as respectivas indicações e referências nos demais livros do Cartório do Oficial do Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Natal/RN, ao tempo em que era titular o escrivão Miguel Leandro, com personalidade jurídica de direito privado.

Ao longo dos seus 110 anos a Casa da Memória, como a batizou Câmara Cascudo, tem vivido momentos de glórias e de apreensões, notadamente pelas dificuldades de sua manutenção a exigir custos elevados.
Carente de novos instrumentos tecnológicos, carece de cuidados especiais para evitar os efeitos erosivos do tempo e adentrar no século 21 como instrumento de preservação da história.
Sem nenhum desprezo pelos que por ali passaram e tiveram mandatos quase que eternos, o atual Presidente Jurandyr Navarro da Costa está atento às necessidades de mudanças urgentes, tanto que como tarefa inicial, nomeou comissão de sócios, comandada pelo confrade Carlos Roberto de Miranda Gomes e mais os sócios efetivos Ormuz Barbalho Simonetti e João Felipe da Trindade, que elaboraram uma nova Carta de Princípios – o novo Estatuto, que mereceu aprovação unânime na memorável assembleia geral extraordinária realizada no dia 02 de maio do ano corrente e, no dia 13 do corrente mês,  mereceu registro no cartório competente, dando início a uma nova era para a Instituição modelar da preservação histórica do Estado Potiguar.
Agora, em fase de eleição de uma nova Diretoria, deverá traçar os rumos definitivos na direção do futuro, esperando gestos de colaboração, na mesma dimensão de grandeza com que proporcionou a escritora Ana Angélica Timbó com a doação de um imóvel, hoje denominado de anexo e do desvelo da representante do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Senhora Jeanne Nesi.
Vamos dar as mãos para um trabalho único na direção da total recuperação do IHGRN, em sua estrutura física, patrimonial e humana, deixado à margem eventuais disputas pelo poder.
Honra e Mérito para os nove Presidentes da Instituição: Olympio Vital (1902-1910); Vicente Lemos (1910-1916); Pedro Soares de Araújo (1916-1926); João Dionísio Filgueira (interino entre fevereirto e maio de 1926); Hemetério Fernandes (1926-1927); Nestor dos Santos Lima (1927-1959); Aldo Fernandes (1959-1963); Enélio Lima Petrovich (1963-2012); Jurandyr Navarro da Costa (2012, atual gestor).
A nova estrutura administrativa está estatutariamente assim composta: Diretoria constituída de 08 (oito) membros, escolhidos dentre os sócios fundadores e/ou efetivos, para o exercício dos cargos de: Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Secretário-Adjunto, Tesoureiro-Geral, Tesoureiro Adjunto, Orador e Diretor da Biblioteca, arquivo e museu, eleitos para um mandato de 3 (três) anos, em Assembléia Geral Ordinária realizada entre a última quinzena do mês de outubro e a primeira quinzena do mês de novembro do último ano de mandato. Duas Comissões Permanentes escolhidas pelo Presidente: A Comissão de Redação e Cultura, constituída de 5 (cinco membros), um dos quais podendo ser o próprio Presidente do Instituto, e a Comissão de Admissão e Sindicância, constituída de 3 (três) membros, incumbida de pronunciar-se sobre a admissão e exclusão de sócios, sem prejuízo da criação de outras comissões para fins especiais, cujos mandatos acompanharão o mesmo período atribuído à Diretoria. Conselho Fiscal, constituído de 3 (três) membros  titulares, e 1 (um) suplente, eleitos pela Assembleia Geral, dentre os sócios efetivos, desde que não sejam parentes até o terceiro grau dos membros da Diretoria, para mandato de igual período ao da Diretoria, podendo ser reeleitos por igual período, mediante renovação de, pelo menos, 1/3 (um terço) dos seus integrantes.