terça-feira, 6 de dezembro de 2011

DE VOLTA PARA O FUTURO

-IHGRN - PRESIDENTE EM EXERCÍCIO VAI EMPOSSAR NOVOS SÓCIOS E DIZ QUE PODE REALIZAR ELEIÇÕES PARA COMPOR NOVA DIRETORIA SE O TITULAR NÃO REASSUMIR

O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO do Rio Grande (IHGRN) vai empossar oficialmente 24novos sócios na próxima sexta-feira. Trata-se da primeira medida tomada pelo presidente em exercício Jurandyr Navarro, que assumiu o cargo com o afastamento do titular, Enélio Lima Petrovich, que se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Enélio Petrovich é o presidente do instituto desde 1963, quando foi eleito para o cargo. Navarro explica o motivo da longevidade desta gestão: "Na época da sua posse foi realizada uma reunião entre a diretoria e ficou decidido que seu cargo seria perpétuo", disse. “Assumi pela ordem natural dos fatores e principalmente para não deixar o Instituto acéfalo, mas esperamos que ele volte. Não cogito no momento assumir o cargo definitivamente em respeito à sua condição de saúde", complementa.

Não é a primeira vez que o IHGRN fica na mão de um presidente vitalício. Nestor dos Santos Lima, tio de Enélio Petrovich, também dirigiu a instituição até a data do seu falecimento, em 1959. Ficou no cargo por 32 anos, tendo assumido a função em 1927. Após seu mandato, Aldo Fernandes assumiu o cargo até o ano de 1963, quando Enélio Petrovich foi eleito.

Alguns dos novos sócios do IHGRN esperam pela solenidade de posse há mais de 20 anos. Questionado sobre os motivos da desta demora, Navarro desconversa: "Sinceramente não sei, esta é uma questão para se conversar com Enélio". Em seguida, porém, fez questão de ressaltar que, durante todo este tempo, o presidente do instituto procurou empossar os demais sócios, no entanto, seu estado de saúde e algumas complicações no espaço físico do prédio não viabilizaram a ação.
"Ele já havia, inclusive, marcado uma reunião para empossar os sócios mas o teto do Instituto estava prestes a desabar então nós tivemos que resolver este problema e isso tomou quase dois anos", justificou. "Vários objetos do (prédio) anexo tiveram que ser transferidos para o salão do Instituto e isso tomou ainda mais tempo da diretoria", reforçou. Apesar disso, em abril do ano passado o IHGRN empossou como sócia Daliana Cascudo.

O presidente do Instituto de Norte-Rio-Grandense de Geologia, Ormuz Barbalho Simonetti, que se tomou sócio do IHGRN em setembro de 2008, é um dos que espera ansiosamente pelo momento de ser empossado. Sobre o atraso na entrega do titulo, ele nada tem nada a criticar. "Pela situação do momento, com o estado de saúde delicado no qual se encontra o presidente, serão empossadas 24 pessoas de uma vez só, mas isso não é comum.O normal é empossar uma pessoa de cada vez", explica.

Pela quantidade de novos sócios a cerimônia que será realizada no próprio Instituto também não reprisará um momento tradicional no qual o empossado apresenta um trabalho temático. "Mas alguns, se quiserem, podem exigir depois uma solenidade individual com os demais integrantes do Instituto e então apresentar o seu trabalho", explica Ormuz, comentando também que ele provavelmente fará a sua. “Ainda não tenho certeza se vou apresentar, mas pretendo sim. Estou com o meu trabalho pronto, inclusive, com o tema Genealogia a Serviço da Humanidade", disse, acrescen-tando que a gestão temporária abriu espaço para que isso possa acontecer em 2012.
Sobre o cargo vitalício do presidente ele prefere não comenta, falando apenas que esta é uma "página virada".

Aproveitou, contudo, para sugerir mudanças na estrutu¬ra do Instituto, principalmente com relação ao horário de funcionamento. “Acho que de¬veria começar o quanto antes a funcional nos dois expedientes, porque hoje só abre pela manhã e muitos estudantes, que não podem pesquisar durante esse período, ficam se acesso ao acervo”, concluiu.

(Matéria publicada no NOVO JORNAL, edição de 03/12/2011 pelo jornalista Henrique Arruda)