quinta-feira, 11 de março de 2010

BACHAREIO DE RECIFE E OLINDA 1832 a 1932

ARNALDO BARBALHO SIMONETTI

Data de nascimento - 23 de novembro de 1910 - colocação de grau -26"de novembro de 1932. Em 22 de dezembro do mesmo ano, foi nomeado para o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Caicó. Com¬promisso e exercício a 14 de janeiro de 1933. Por Decreto nr. 1.399, de 27-6-1933, do Interventor de então, designado em ¬comissão, para exercer o cargo de Delegado Auxiliar da Capi¬tal. Por ato n. 193, de 4-1-934, do Interventor Mario Câmara removido, a pedido, da Comarca de Caicó para a de Macaíba quando deixou a comissão de Delegado Auxiliar, por decreto de 12-8-1942, removido, a pedido da Comarca de Macaíba para a de São José de Mipibú. Nomeado em 4-10-1945, por decreto do Interventor Georgino Avelino, para exercer, em comissão o cargo de Delegado Regional de Policia, com sede no município de Nova Cruz. Por decreto de 13-2-1946, do Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, nomeado, em comissão, para o cargo de Dele¬gado da Ordem Política e Social, da capital, assumindo, em seguida, por designação do mesmo Interventor, a Chefia de Polícia, durante aproximadamente dois meses, quando trans¬mitiu o cargo ao Dr. Manuel Varela de Albuquerque, nomeado posteriormente para aquelas funções.

Em 1947, eleito Deputado à Assembléia Constituinte, tendo sido eleito 1° Secretário da Mesa. Transformada a Assembléia Constituinte, em Legislativa, com a promulgação da Constituição e organizada nova Mesa diretora dos trabalhos, nova¬mente eleito primeiro Secretário, em cujas funções permaneceu, por todo período do mandato, dadas as eleições consecutivas o Terminado o mandato, voltou ao exercício do cargo de promotor de Justiça da Comarca de São José de Mipibu, por não ter conseguido a reeleição, figurando na quarta suplência da Legenda.

Por decreto de 18 de agosto de 1953, do Governador Silvio Pedrosa promovido, por antiguidade, da Comarca de São José de Mipibu, da 1° entrância, para a de Ceará-Mirim, 2° entrância, tendo sido, logo em seguida, posto à disposição da C. O. A. P. e depois da Procuradoria Geral do Estado por decreto de 12 de fevereiro de 1957, do Governador Dinarte de Medeiros Mariz, nomeado para exercer, interinamente as funções de sub-procurador geral do Estado.

Transcrito do livro Bachareis de Olinda e Recife
(Norte-Riograndenses formados de 1832 e 1932).


Ainda sobre o Dr. Arnaldo Barbalho Simonetti, transcrito do livro “Goianinha no Contexto Histórico da Província”

O Deputado Arnaldo Barbalho Simonetti apresentou junto a Assembléia Legislativa o projeto para que fosse dado o nome da escritora célebre à terra que a acolheu ao nascer. Assim a antiga vila de PAPARÍ passou a ter a denominação de, município de NÍSIA FLORESTA em homenagem justa e merecida à grande filha, de conformidade com o Decreto Lei n° 146 de 23 de dezembro de 1948.

O Dr. Arnaldo Barbalho Simonetti faleceu em 16 de junho de 1972, no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, após uma operação para implantação de safenas.