terça-feira, 22 de setembro de 2009

ENCONTRO DE GENEALOGISTAS EM CAICÓ-RN

I ENCONTRO NORTERIOGRANDENSE DE GENEALOGIA

PROGRAMAÇÃO


SÁBADO- 26/09/2009

07:30 horas – Apresentação da Banda Recreio Caicoense

08:00 horas - Coffee Break

08:30 horas - Composição da Mesa e Abertura Oficial do Encontro

09:00 horas – Homenagens aos Genealogistas Seridoenses IN-MEMORIAM.

09:30 horas - Palestra – Tema: Famílias Seridoenses (Dr. Sinval Costa)

10:40 horas- Palestra – Tema: Famílias Cearenses com liame potiguar ( Francisco Augusto de Araújo Lima)

11:40 horas- Debates

12:00 horas- Almoço no Clube Pingo D’água

14:00 horas- Palestra - Tema: Genealogia Seridoense e Família Medeiros (Joaquim José de Medeiros Neto e o Dr. Antonio Luiz de Medeiros)

14:30 horas- Debates

15:00 horas- Coffee Break

16:00 horas- Comunicação da fundação do Instituto Norteriograndense de Genealogia -INRG e apresentação das famílias Albuquerque Maranhão e Tavares de Lira (Ormuz Barbalho Simonetti e Anderson Tavares)

17:00 horas- Palestra – Tema: Família Carlos do Rio Grande do Norte (Jaécio de Oliveira Carlos)

20:00 horas –Lançamentos de Livros

DOMINGO – 27/09/2009

08:00 horas – Palestra – Tema: Nobiliarquia Mamanguapense (Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque)

09:00 horas – Famílias Norteriograndenses (João Felipe Trindade)

10:00 horas – Coffee Break

10:30 horas – Palestra – Tema: Família Fernandes (Dr. João Bosco Fernandes)

11:30 horas – Palestra – Tema: Famílias Serranegrenses (Pery Lamartine)

12:00 horas - Almoço no Clube Pingo D’água.

Realização: Prefeitura Municipal de Caicó

Melhores informações: 84. 99466700 Arysson Soares aryssonsoares@hotmail.com

CRIADO O INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA-INRG

ÍNCLITO HISTORIADOR E GENEALOGISTA ORMUZ SIMONETTI.

SAÚDE E FRATERNIDADE.
O RN SENTE-SE HONRADO,JUNTAMENTE COM AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS CONGÊNERES,PELA GRANDILOQUENTE CRIAÇÃO DO INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA. SENTIA-SE A INEXPLICÁVEL LACUNA DA INSTITUIÇÃO, QUE CONGREGARIA A PROFÍCUA E INCANSÁVEL CONFRARIA DOS LIAMES ASCENDENTAIS
INSERTOS NA HISTÓRIA DE NOSSAS VETUSTAS ORIGENS FAMILIARES.

MARCOS PINTO - PTE. DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS (AAPOL),

VICE-PTE. DO INSTITUTO CULTURAL DO OESTE POTIGUAR (ICOP)

E SÓCIO-CORRESPONDENTE DO IHGRN.

21 de Setembro de 2009 20:25


CRIADO O INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA-INRG

OJORNALDEHOJE

Historiador cria em Natal o Instituto de Genealogia do RN

·

19:37 - Genealogia,

Da Redação

O Rio Grande do Norte, recentemente, foi agraciado com a criação de um Instituto de Genealogia, uma fundação criada para abrigar todos os que trabalham com esse tipo de pesquisa no estado, para que possam discutir sobre seus trabalhos em andamento e incrementem a troca de informações entre eles. O presidente da instituição, historiador Ormuz Barbalho Simonetti, trabalha há cinco anos com esse tipo de pesquisa e, a exemplo das instituições formadas em estados vizinhos, como a Paraíba, acredita que incitar a proximidade entre os pesquisadores deve facilitar o trabalho de cada um deles e auxiliar na divulgação dos mesmos.

O estado também será palco, no próximo fim de semana, do primeiro Encontro de Genealogistas do Rio Grande do Norte, promovido pelo prefeito de Caicó, Rivaldo (Bibi) Costa. No município seridorense, estão sendo esperadas mais de 300 pessoas ligadas a esse tipo de pesquisa. Ormuz espera que o número de filiados à Instituição cresça durante esse evento.
A primeira pesquisa genealógica feita por Ormuz é, ainda hoje, a maior do estado. Ao resgatar a memória do município de Goianinha através de registros fotográficos, Ormuz notou que não conhecia a grande maioria dos fotografados. Foi aí que começou a desenvolver seu primeiro trabalho de genealogia: catalogando os indivíduos e suas ligações familiares. Ao final dessa pesquisa, Ormuz conseguiu catalogar mais de 12 mil pessoas e ter o seu trabalho requisitado para fazer parte do acervo da Biblioteca Nacional, além de integrar as coleções de outras instituições históricas de estudos como Pernambuco e Paraíba.


Para ser um genealogista, não é necessária nenhuma formação acadêmica, apenas o interesse em pesquisas extensas. Primeiro, é preciso um bom programa de computador, para cruzar os dados pesquisados. "O que eu uso é o Ancestral, um programa criado pelos mórmons, que se são muito interessados em genealogia", explica Ormuz. Depois, ele dá início a uma verdadeira "peregrinação" por bibliotecas, cemitérios, igrejas, atrás de livros que registraram batismos, óbitos, e vai recolhendo todas as informações necessárias.


Ao criar uma árvore genealógica, Ormuz cataloga somente as ligações entre os indivíduos. "O outro tipo de genealogia detalha todas as informações possíveis sobre cada indivíduo", explica Ormuz. Ele só se atém a seis dados: local e data de nascimento, casamento e funeral. "Esses dados ajudam a localizar as pessoas que migraram, por exemplo. É uma ótima maneira de rastrear as famílias".

Atualmente, ele trabalha na composição da árvore genealógica do Barão de Araruna, trabalho que deve continuar, pelo menos, pelos próximos dois anos. "Já possuo mais de 3 mil indivíduos nessa árvore, mas o trabalho só para quando chego em um ponto onde não consigo mais avançar".


Aos genealogistas de todo o estado interessados em se afiliar à instituição, deve-se procurar por mais informações através do e-mail ormuzsimonetti@yahoo.com.br. Já estão associados à instituição mais de 40 pessoas, entre genealogistas e intelectuais. A sede fica no prédio da Academia Norte-rio-grandense de Letras, na rua Mipibu, 443 Tirol.