sábado, 27 de junho de 2009

GENEALOGIA - FAMÍLIA VALE

O JORNAL DE HOJE

A ilustre genealogia dos Vale

Artigo,

Valério Mesquita (Escritor)

As genealogias das famílias tradicionais do Rio Grande do Norte estão na ordem do dia, basta ver o enorme sucesso que fez ano passado o livro "Genealogia”: dos troncos familiares de Goianinha/RN", de Ormuz Barbalho Simonetti, abordando as origens de sete famílias potiguares. Chegou agora a vez da família Vale, com seu brasão de três punhais sobre fundo vermelho, cuja ascendência mais remota se situa no solo de Portugal. Com a chegada a Natal, RN, nos albores do século XIX, do casal João Maria Valle e Maria Joaquina de Aguiar, a família Valle deita raízes em definitivo na terra potiguar.
Quem conta a história é o pesquisador José Hélio de Medeiros, neste "Breve Genealogia da Família Vale", fruto de longas e demoradas entrevistas com familiares próximos e distantes, reforçadas pela pesquisa de documentos muitos dos quais jaziam relegados em gavetas e pastas de móveis pouco utilizados de casas de parentes há muito distanciados, ou esquecidos em estantes empoeiradas de cartórios e batistérios de lugarejos muitas vezes inexistentes sob suas denominações originais.
O livro mostra o quanto foi importante a chegada do casal Vale ao nosso estado, pois sendo o sr. João Valle agrimensor por profissão, não tardou a adentrar o interior potiguar, instalando-se em Caicó, cidade da qual foi também o primeiro tabelião, graças ao fato de ter conhecimentos de gramática e aritmética. A prolífica descendência do casal, traduzida em seis homens e quatro mulheres, fixou-se firmemente na região, multiplicando-se bíblica e produtivamente. A partir de seu entroncamento em Caicó, a família Vale expandiu seus laços na região oeste, mediante relações matrimoniais com os Xavier, os Oliveira, os Medeiros, os Patriota, os Costa, os Dantas e outras tradicionais famílias do RN.
Desses laços, se originaram homens e mulheres ilustres que vêm contribuindo há dois séculos para o engrandecimento do nosso Estado. Foram e prosseguem sendo comerciantes, fazendeiros, militares, profissionais liberais, políticos etc., que vêm dando o melhor de si em cada uma das profissões que abraçam.Vale ressaltar o trabalho minucioso e persistente executado por José Hélio em busca de suas origens. A propósito, quem não tem o desejo de conhecer melhor suas raízes familiares, ou não se sente mais rico existencialmente ao tomar conhecimento de um parente até então desconhecido? Informações dessa ordem parece que redimensionam nosso espaço pessoal no mundo, delimitando com mais precisão o papel que nos cabe enquanto membros de um clã socialmente reconhecido.
Foi assim na antiguidade e assim continua hoje, mostrando a regularidade das aspirações humanas, especialmente quando as relações de família estão em evidência.Encerrada uma vida laboral bem-sucedida no comércio natalense, José Hélio dá um exemplo de desprendimento e desvelo filial ao se debruçar sobre as raízes de sua família, devolvendo à apreciação dos seus contemporâneos a contribuição que seus antepassados deram para que o presente no qual vivemos seja o nosso presente: aquele no qual nos reconhecemos como parte de uma família e de uma sociedade irmanados por um ideal comum.
Esta Genealogia dos Vale é, por isso mesmo, parte da nossa própria história, na medida em que identificamos, aqui e ali, um nome familiar, uma referência próxima ou longínqua, um eco que nos traz de volta, à sua simples menção, uma passagem até então esquecida da nossa vida. Por essas razões é que recomendo a leitura deste livro de José Hélio de Medeiros lançado dia dezessete de junho com pleno sucesso em Natal.

29 comentários:

Pri disse...

Meu nome é Priscila Vale, e fiquei feliz em saber a origem de minha família e ainda fazer parte dessa história, o escritor foi fundo nas pesquisas, e até minha geração consta no livro.

Italianinha Maquina de Sorvete disse...

Meu nome é cristina do Vale, meu avô se chamava Pedro Anastacio do Vale, ele é de Areia Branca-RN será que sou desta familia?

Teresa Vale disse...

Meu nome é Teresa Vale, residimos no Maranhão, e nossa Família é muito grande. É muito bom saber Nossa Origem. Abraços

Teresa Vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou Luciane do vales de são borja,RS, meu avô era Eudoro Vales, gostaria de saber se pertenço a este grupo familiar...

Robson do Vale disse...

Meu nome é Robson do Vale e sou de João Pessoa, PB. Eu adquiri esse sobrenome do meu avô que se chamava José Marques do Vale. Não sei se sou de descendência portuguesa, mas pela proximidade que tem do Rio Grande do Norte, acho que existe a possibilidade. Quem quiser me adiciona no MSN: deny_shark@hotmail.com

VASCAÍNOS UNIDOS !!!!!!!! disse...

Ola meu Wagner Henrique do Valle . Fico muito feliz pela história da minha família , minha família vem de minas gerais , juiz de fora e veio para o rio de janeiro .

Luis Antonio do Vale vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Antonio do Vale vale disse...

Moro atualmente em Barbacena-MG, nasci no Rio de Janeiro, sou filho de português nome do pai Custódio Joaquim Macedo do Vale e minha mãe brasileira . Queria saber se nós pertencemos a essa linhagem da família Vale.Fiquei curioso sobre a nossa descendência e o brasão representado das três espadas.Agradeço pela pesquisa. OBRIGADO.

Luis Antonio do Vale vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Antonio do Vale vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Meu nome é Fábio vale e moro em Natal - RN, fico feliz em fazer parte desta família, ler o livro foi algo maravilhoso saber a origem é bom.

Anônimo disse...

SERA QUE A FAMILIA VALE É A MESMA MINHA?? MEUS ANTEPASSADOS SÃO DO CEARA MEU AVO É DE 1895 E MEU PAI DE 32, CIDADE DE GUARACIABA DO NORTE,IPUEIRAS - QUALQUER COISA RESPONDA email - carvalekaka@yahoo.com.br

Anônimo disse...

meu nome é Nanciel Vale e sou do Maranhão mas meu avÔ era do Ceará o nome dele é Manoel do Vale

Anônimo disse...

Boas!... o meu nome é Luís Fernando Gonçalves do Vale... sou de Portugal, mas sei que tenho alguns familiares no Brasil... e sei ainda que tive um bisavô que se aventurou no Brasil... será que somos da mesma familia?... se me conseguirem dar alguma resposta, o meu endereço de e-mail é
luis-vale@hotmail.com

Iris Mayara Vale disse...

Nossa adorei a Historia da família dos Vale, o Meu nome e Iris Mayara do vale Rodrigues e minha vó e Marina Firmino do Vale e ela e do Rio grande do norte sera que pertencemos a mesma família. Qualquer informação meu imail. irismayara.vale@ymail.com

Anônimo disse...

Meu nome é Natália do Valle CArdozo, o valle vem da minha bisavó Isabel do Valle que casou-se com Guilherme Cardozo, somos do interior do Rio, mas bem pertinho de Minas, será que há algum parentesco?

Ana Vale disse...

Olá eu sou Ana Isabel do Vale e sou portuguesa, será que tb tenho família no Brasil? Como posso saber?

Gilberto do Vale disse...

Boa noite!

Eu sou Gilberto Francisco do Vale.
Nasci no Estado da Bahia. Meu avó se chamava Pedro do Vale. Será que há parentesco?

Luis Antonio do Vale vale disse...

não sei , estou tentando identificar as raizes da familia . Sei que meu pai é português . Lá de Braga Portugal

ketlen do vale disse...

Ola,meu nome é ketlen Do vale novosado.Meu vô se chama joão batista Do Vale mora em Londrina,Pr.
Sera que sou dessa familia?

Mauricio Vale disse...

Meu nome é Mauricio Vale, sou de São Luis - MA, mas meus avós são oriundos de Paulino Neves, no leste maranhense. Queria saber se vocês tem qualquer informação sobre a ramificação da Família Vale nessa região. Abraços !

Dalfran Gonçalves Vale disse...

Meu nome é Dalfran Gonçalves Vale, filho de Francisco de Morais Vale (Francisco Gonçalves Vale), neto, legítimo de José Maria Gonçalves Vale, que era neto de João Maria Gonçalves Vale

Du Valle disse...

Sou Anderson de Oliveira Vale, pelo o que li, essa aliança entre os Oliveira e os Vale data de época remora de nossa história, sou um escritor e jornalista de Belém, e até hoje só sabia que o nome é oriundo de Portugal, de onde vem também o Oliveira de meus avós, mas fico feliz em saber desse fato novo. O brasão com os três punhais também é imponente, Valeu! abraço aos parentes que nem conheço...ainda! Se quiserem me adicionar, estou no face (Anderson du Valle)

Jana disse...

Meu nome é Janaina Vale e pelo que sei de minha avó, minha tataravó chamava-se Generina Vale, nome de uma rua em Caicó e foi uma figura importante na cidade. Porem quando pesquiso alguma coisa a respeito dela na internet não informa sobre filhos, apenas que era solteira e suas contribuições para a cidade de Caicó. Gostaria de saber se esse livro fala a respeito dela.

Jana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Meu nome é Antonio Vale, sei que meus avós residiam em Independencia-CE,más moro em Tamboril-CE , onde também reside meus pais e aqui já existiam familias VALE muitos importantes e hoje existe varias familias com esse sobrenome, só não sei se são todos descendentes dessa familia de RN, gostaria muito de saber. meu e-mail: vale.assessoria@hotmail.com

Cezar Do Vale Oliveira disse...

Olá! Eu me chamo Cezar do Vale Oliveira. O meu bisavô se chamava João Gonçalves do Vale. A família dele era do Rio Grande do Norte. Ele partiu desse estado em direção ao Piauí e posteriormente, seus descendentes, em direção ao Maranhão, perdendo contato com suas raizes. Gostaria muito de buscar contato com essa parte da família que ficou perdida com o tempo. email: cezareln@hotmail.com

Cezar Do Vale Oliveira disse...

Ratificando: Bisavô, João Gonçalves Vale.