quinta-feira, 17 de julho de 2008

GENEALOGIA DOS TRONCOS FAMILIÁERES DE GOIANINHA-RN

Do Livro e seu Autor

Dr. Arnaldo Barbalho Simonetti, deputado estadual, viúvo de Inaldi Barbalho Simonetti, sua prima legítima, casou em segundas núpcias com sua cunhada, Cirene Barbalho Simonetti, irmã mais nova da primeira esposa. Portanto, além de meio-irmãos, os filhos desses dois casamentos são primos entre si. O autor deste livro, nascido do segundo matrimônio, sempre achou curiosas tais intricadas relações de parentesco, comuns entre famílias da aristocracia canavieira potiguar. Essa instigante constatação, aliada ao apetite intelectual que a função de bancário não saciava, levou-o a destrinchar e registrar as raízes e ramificações dos troncos familiares de Goianinha, berço dos seus pais.
O presente livro resulta de estudos iniciados a partir do seu próprio núcleo familiar. Incentivado e auxiliado por alguns amigos e parentes, com muito método e pouca pretensão, começou construindo árvores genealógicas. A escassez de documentação e a freqüente ocorrência de endogamia entre as famílias pesquisadas – principais dificuldades – foram se transformando em motivação, à medida que o trabalho evoluía. Tanto que, tais anotações findaram se tornando, segundo entendidos, num dos mais completos levantamentos genealógicos – em torno de doze mil almas mapeadas – já efetuados no Rio Grande do Norte.
Ao estudar os sobrenomes Fagundes e Marinho, o autor não limitou a descrição somente a partir das junções - algo tardias - desses com a árvore dos Barbalhos. Essas duas famílias, embora não constituam propriamente troncos de Goianinha, pela relevância histórica, foram pesquisadas até suas origens em Portugal. Assim, por comporem vasto e significativo material genealógico paralelo, serão publicadas posteriormente, na íntegra e em separado: Genealogia da Família Fagundes e Genealogia da Família Marinho

Ormuz Barbalho Simonetti, nascido em São José de Mipibú-RN (06/12/1950), foi criado e educado entre Natal e Goianinha. Cursou Cooperativismo na UFRN, aposentou-se pelo Banco do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Natal e Ceará-Mirim) e hoje exerce cargo de assessoria (chefe da UIFP) no governo estadual. É casado com Geíza Galvão Barbalho Simonetti, pai de Milena, Thiago e Priscilla. E ainda, seguindo a genealogia, avô de Arthur.

Do Editor.